domingo, 1 de abril de 2012

Padre Aquilino Pereira (1926-2011) — Pároco da Goma durante 54 anos


Nascido no dia 9 de Agosto de 1926 em Santa Isabel do Monte, concelho de Terras de Bouro, filho de Adriano Francisco Pereira e de sua mulher dona Cândida Gonçalves Pereira, Aquilino Pereira foi ordenado sacerdote em 11 de Julho de 1954. 
Foi nomeado, logo após ter cantado a sua "missa nova", pároco de Gandra e Taião, no arciprestado de Valença, cargo que nunca chegou a ocupar pelo facto de o padre que ali se encontrava, com o apoio do povo, se ter recusado a sair. Passados dez dias, o então arcebispo de Braga D. António Bento Martins Júnior nomeava-o pároco de São Miguel do Monte, freguesia do arciprestado de Fafe. Não iria por lá ficar muitos anos já que, a seu pedido, viria a ser nomeado, em 15 de Agosto de 1957, pároco de Sobradelo da Goma, concelho e arciprestado da Póvoa de Lanhoso, cuja condução assumiu um mês depois, a 29 de Setembro. Permaneceu nesta freguesia durante mais de meio século, ou seja, até à sua morte.
Entre as obras que realizou na freguesia da Goma, destaca-se a criação de um pequeno Centro Social, destinado ao acolhimento de idosos, cujas obras tiveram início em 1989 e terminaram em 1991, altura em que foi inaugurado.
Para além de pároco da Goma teve anexa a paróquia de Castelões (Guimarães), sendo durante algum tempo, após a saída do padre José de Castro Torres*, responsável pela paróquia de Taíde e capelão do Santuário de Nossa Senhora de Porto d'Ave. Este ligado, como dirigente, à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Faleceu na madrugada do dia 1 de Maio de 2011, depois de alguns dias doente.

José Abílio Coelho