terça-feira, 3 de setembro de 2013

João Antunes Pardelho (1935-) – Escritor


João Antunes Pardelho
João Maria Fernandes Antunes Pardelho nasceu na vila da Póvoa de Lanhoso, a 15 de Janeiro de 1935.
Depois de completar, na Escola António Lopes, a instrução primária, continuou estudos na Escola Industrial Infante D. Henrique, no Porto, vindo a completar o ensino liceal no Liceu Sá de Miranda (Braga). Frequentou ao mesmo tempo a Aliança Francesa.
Em 1955, com vinte anos de idade, ingressou na função pública, da qual viria a aposentar-se, em 1990, com a categoria de Tesoureiro da Fazenda Pública.
Quando jovem, foi jogador do Sport Club Maria da Fonte, vindo mais tarde, e durante vários anos, a integrar a direção da mesma instituição. Fez, ainda, parte dos elencos teatrais da década de 1950, participando em vários espetáculos no Theatro Club, nomeadamente nas peças Cama Mesa e Roupa Lavada e A Espadelada.
João Antunes Pardelho viria a estrear-se como escritor com o romance Marta, um trabalho de fôlego “que, fruto de trabalho intenso e excelente técnica narrativa, oferece ao leitor uma história com um ritmo vigoroso, associada a uma imaginação sugestiva e viva”. Publicou, de seguida, um livro de memórias intitulado Acontecimentos Marcantes da Minha Vida, inserindo textos com imensas referências à Póvoa de Lanhoso do século XX, sendo Automóveis com Mau Olhado o título do seu último trabalho em livro.
Outro romance de João Antunes Pardelho está neste momento no prelo.
Para além de um excelente escritor, João Antunes Pardelho é um fotógrafo de grande mérito. Do seu trabalho destaca-se, pela qualidade das imagens, a exposição que em 2009 esteve patente na galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

José Abílio Coelho