domingo, 23 de dezembro de 2018

Manuel Duarte da Silva (1881-1965) - Barbeiro, decorador de festas e primeiro secretário da junta da Póvoa de Lanhoso




Manuel Duarte da Silva (1881-1965) - Barbeiro, decorador de festas e primeiro secretário da junta da Póvoa de Lanhoso


Nasceu no lugar de Fonte de Rei da freguesia de Lanhoso, concelho da Póvoa de Lanhoso, em 18 de novembro de 1881, filho legítimo de Severino Manuel da Silva, exposto da Roda da Póvoa e barbeiro de profissão, e de sua mulher, D. Teresa de Jesus de Carvalho, costureira. Era neto materno de Emílio Vicente Machado e de Antónia Rosa de Carvalho. Por ser filho de Severino, era popularmente conhecido como o “Manuel do Severino”.
Em 1 de agosto de 1910 casou com Sara das Boas Novas Leite, nascida em 18 de março de 1892. O casal passou então a residir no lugar do Horto. Foram pais de D. Maria Aurelina da Silva, que casou com António Pereira Neves; D. Ana Maria da Silva, casada com Albino José de Carvalho; D. Delmira Rosa da Silva, casada com Nicolau Martins Pereira depois de viúva de seu tio António Carlos da Silva, o "Labita"; D. Georgina Lina da Silva, casada com Carlindo de Oliveira e Silva; D. Sara Manuela da Silva e D. Arminda de Jesus da Silva, casada com Cristiano Oliveira e Silva, e também de Flávio da Silva, casado com D. Delfina Rosa Fernandes; Adriano Rosas da Silva, casado com D. Adília de Jesus Gaspar, e José Augusto da Silva, casado com D. Glória Gonçalves de Sousa.
Foi um importante profissional de barbearia, durante toda a sua vida, com estabelecimento no coração da vila da Póvoa. Na junta de freguesia, ocupou o lugar de tesoureiro durante o primeiro mandato (1930). Destacou-se também como decorador e iluminador de festas e romarias, quer nas muitas que nas décadas iniciais do século XX se realizavam na vila e freguesias do concelho, quer deslocam-se para decorar outras festividades, como a Feira da Ladra em Vieira do Minho ou o São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro. Era um excelente construtor de aeróstatos ou balões de ar quente. Teve um filho, a quem na terra chamavam popularmente o "Zé da Sara", que lhe herdou a arte para estes balões, os quais fazia muitas vezes pelo São José.
Manuel Duarte da Silva viria a falecer na Póvoa de Lanhoso em 24 de novembro de 1965, aos 84 anos de idade.
Anote‑se que era o avô do atual presidente da câmara municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

JAC