domingo, 27 de janeiro de 2019

António dos Santos (1906-1982) - Fundador da Caixa Agrícola da Póvoa de Lanhoso

António dos Santos
António dos Santos nasceu no lugar da Portela, freguesia de Fontarcada e concelho da Póvoa de Lanhoso, em 1 de abril de 1906.
Era filho legítimo do jornaleiro António Joaquim dos Santos Exposto e da aguadeira Brasilina Casimira, ela nascido no mesmo arrabalde da vila da Póvoa, ela oriunda de São João de Rei, do mesmo concelho.
Nos anos trinta do século passado foi músico, executante de saxofone soprano nas bandas filarmónicas da Póvoa de Lanhoso e de Amares.
Em 5 de fevereiro de 1936 casou com Dona Maria Aurora Gonçalves dos Santos, com quem teve três filhos: António Gonçalves dos Santos, que casou com Dona Elvira Maria Pereira Amaral dos Santos; José Alberto Gonçalves dos Santos, que casou com a professora Dona Maria de Lurdes Guimarães Nogueira dos Santos; e Dona Maria de Fátima Gonçalves dos Santos Pando, que casou com António Eugénio Baptista Pando.
Foi um dos fundadores da Caixa de Crédito Agrícola da Póvoa de Lanhoso, onde exerceu funções executivas até 1981, desempenhando também o cargo de secretário da comissão permanente de avaliação dos prédios urbanos no concelho da Póvoa de Lanhoso. Destacou-se como vogal da junta da Póvoa de Lanhoso durante mais de duas décadas, desempenhando o cargo de secretário daquele órgão administrativo local, entre janeiro de 1951 e setembro de 1974.
Faleceu na Portela, lugar onde nascera e sempre habitara, aos 76 anos de idade, em 1 de junho de 1982, indo a sepultar no cemitério municipal da Póvoa de Lanhoso.

Sem comentários: