sábado, 2 de junho de 2012

António Sousa Fernandes (n. 1936) – Sacerdote, professor universitário e autarca


Padre Doutor Sousa Fernandes
António Manuel de Sousa Fernandes nasceu na freguesia de Brunhais, Póvoa de Lanhoso, em 1936.
Depois de, pelos 10 anos de idade, ter concluído na escola da sua freguesia natal a instrução primária, seguiu para Braga onde, na escola Carlos Amarante, fez o curso elementar de comércio. No Sá de Miranda concluiu o percurso liceal. Em 1961 terminou o curso de Teologia no Seminário Conciliar de Braga, tendo-se ordenado sacerdote. Seguiu depois para Lisboa, onde se licenciou em Direito, tendo feito cursos de pós-graduação em França e nos Estados Unidos da América. A sua formação abrange ainda o campo da música, tendo frequentado o curso geral de órgão do Centro de Estudos Gregorianos, em Lisboa, e os de violino e canto na Escola Calouste Gulbenkian, em Braga.
Entre 1967 e 1970 desempenhou funções no Tribunal Eclesiástico de Braga. Entre 1969 e 1975, foi advogado e lecionou no ensino particular. Em 1975, entra na Universidade do Minho como assistente na Unidade de Ciências da Educação, departamento onde chegou a professor associado. Foi presidente do Instituto de Estudos da Criança. A sua tese de doutoramento, defendida em 1992, intitulou-se “A centralização burocrática do ensino secundário”.
Foi um dos fundadores do Partido Socialista de Braga. Enquanto autarca, presidiu durante vários mandatos à Assembleia Municipal de Braga tendo, ainda, sido presidente da Câmara da mesma cidade entre Junho e Novembro de 1993.