terça-feira, 15 de maio de 2012

Elísio de Vasconcelos (1907 -1965) – Professor e poeta


O estudante Elísio de Vasconcelos
Elísio de Sousa Vasconcelos é hoje um ilustre desconhecido da maioria dos povoenses. No entanto, a sua presença na freguesia de Monsul fez-se sentir durante muitos anos, ali tendo passado a sua juventude na companhia da família. Era irmão de um médico que fez história na freguesia, José Emílio de Sousa Vasconcelos, de todos conhecido como Dr. Juca, clínico conceituado e admirado jogador de futebol da equipa do Sport Club Maria da Fonte nos finais da década de 1920 e nos inícios da seguinte. Outro dos seus irmãos chamou-se Carlos de Sousa Vasconcelos. Carlos regressou ao Brasil, onde, em 1932, era estudante de medicina na Universidade de Belém do Pará[1].
Elísio de Vasconcelos nasceu eno dia 5 de novembro de 1907 no município de Cametá, estado do Pará, (Brasil), onde seus pais se encontravam emigrados[2]. Quando a crianças tinha nove anos de idade, seus pais decidiram regressar a Portugal, fixando-se em Monsul onde possuíam propriedades. Elísio frequentou o ensino básico nesta freguesia, numa casa alugada pela câmara para escola e situada muito próxima do lugar onde habitava. Ali fez a maior das suas amizades, que havia de o acompanhar por muitos anos, com António Baptista Lopes, a quem viria a dedicar um dos seus livros[3].
Concluída em Monsul a instrução primária os pais mandaram-no estudar no Colégio de Guimarães, onde era director o professor Manuel Pedrosa, residente na Casa do Ribeiro de São João de Rei[4]. Mais tarde, deslocou-se para o Porto, tendo concluído a preparação para ingressar no superior no colégio João de Deus. O seu trajecto académico viria a concluí-lo na Faculdade de Farmácia da mesma cidade, onde se licenciou como farmacêutico-químico.
Concluído o curso, voltou a Monsul onde, ainda solteiro residia em 1933[5].
Mas a vida na aldeia não o satisfazia completamente. Em 1934 voltou ao Porto, onde fixou residência e passou a exercer como químico-analista num laboratório ligado à indústria farmacêutica. Contudo, Elísio de Vasconcelos foi mais um desses homens que, tendo estudado ciências, maior apetência demonstrava para Letras.
Casou, ainda na cidade invicta, com D. Maria da Glória de Moura Direito de Vasconcelos, passando a residir, primeiro, na rua de Antero de Quental[6], mudando-se meses depois para a Rua do Bonjardim[7]. O casal não teve filhos.
Após o casamento, o Dr. Elísio de Vasconcelos deixou a sua actividade como químico para se dedicar à docência, tornando-se professor no Colégio João de Deus onde havia sido estudante. Seria, aliás, por iniciativa dos seus alunos neste colégio, que viria à luz o seu primeiro livro, intitulado “A saltar uma fogueira” (Porto, Edições Inicial, 1945), e no qual o poeta publicou um conjunto de sessenta e duas quadras “sanjoaninas”. Tendo então trinta anos, a sua veia poética não parava de jorrar. Iniciou colaboração em vários periódicos, entre os quais o semanário povoense “A Maria da Fonte”. E, ainda em 1945, veio a público o seu segundo livro, “Poliedro. Sonetos e outras poesias” (Porto, Livraria Portugália, 1945), seguindo-se-lhe “A ternura que me deste” (Porto, Livraria Figueirinhas, 1946).
A crítica acolheu muito generosamente os três pequenos volumes de poesia de Elísio de Vasconcelos, que mereceram referências elogiosas nos maiores diários nacionais, de A Tarde ao Primeiro de Janeiro, ao Comércio do Porto, a O Século ou ao Diário da Manhã. A revista O Inicial, órgão literário e artístico do Colégio João de Deus, publicou em Dezembro de 1945 uma extensa matéria sobre “A ternura que me deste” de onde extraímos um trecho: “Elísio de Vasconcelos é um poeta. Acentuamos. Repetimos. Poeta no sentido integral e quase maravilhoso do vocábulo. Eis a agradável convicção que a leitura desde livro nos dá […]. Como artista, Elísio de Vasconcelos é escravo de si mesmo. Isto é, da caudalosa fluência do sentimento lírico, que nele tudo inunda, subverte e vence. A onda da poesia transborda incessantemente do seu peito. Alastra em impulsos irreprimíveis. Vibra em estos viris. E na sua humildade adorável reflecte assim qualquer coisa de grandioso e olímpico”[8].
Há, porém, quem diga que mais cedo ou mais tarde a alma do homem procura sempre as suas raízes. Acreditamos que foi na saudade desse pedaço de chão natal, alimentada por naturais desencantos e por questões da sua própria vida íntima, que o poeta monsulense encontrou vontade de partir. E, assim, nos finais da década de 1940, Elísio de Sousa Vasconcelos decidiu deixar a docência no Colégio João de Deus para regressar ao Brasil, onde nascera.
Ali chegado instalou-se na cidade natal onde, na Universidade Estadual do Maranhão, passou a leccionar Farmácia e Língua Portuguesa, atingindo, poucos anos depois, a cátedra. Desempenhou também funções oficiais, chegando a ocupar o alto cargo de secretário do governo maranhense[9].
Inconstante como quase todos os poetas, em 1960 voltou a mudar de cidade, fixando-se desta vez no Rio de Janeiro onde foi contratado para ensinar em dois dos mais prestigiados colégios da cidade: o D. Pedro II e o Estadual Sousa Aguiar. Tornou-se redactor especial do jornal “A Voz de Portugal” e, mais tarde, de “o Mundo Português”[10].
Em finais de 1963 regressou a Portugal, numa viagem de saudade. Estanciando em Monsul, ali permanece por longos meses, aproveitando para viajar pelo norte de Portugal. Regressou à cidade maravilhosa em meados de 1963, mantendo as actividades de professor e jornalista[11].
Mas não o seria já por muito tempo: a morte surpreendeu-o aos 50 anos de idade, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro onde se fizera internar pouco tempo antes. O seu corpo ficou inumado num dos cemitérios daquela cidade[12].
A nós, de algum modo seus contarrâneos, não nos ficou mais que os seus três livros de poesia e uns quantos textos que deixou espalhados pela imprensa: sinal de que, se as palavras se perdem no oco do tempo, as letras grafadas são imorredouras. Como esse poema a que chamou

“O Tempo

Curvada sobre si nossa alma sente
Que o passado tão pouco nos parece –
Nas horas que fugiram de repente
E a distância num sonho desvanece.

O tempo só é longo, se apetece
Um dia, no futuro, ansiosamente…
Mas quando então ridente ele amanhece,
Logo foge, partindo velozmente!...

Se nos trouxe, porém, contentamento,
É pena não parar nesse momento
Que se desfaz em nuvem de saudade.

Mas passa breve a vida, num lamento…
Efémero e incompleto pensamento…
- Um sopro em relação à eternidade!...”[13]

__________________
José Abílio Coelho




[1] Maria da Fonte de 14 de Agosto de 1932, p. 3. Elísio de Vasconcelos era sobrinho de outro proprietário de Monsul, Eugénio Pereira de Vasconcelos, falecido naquela freguesia, aos 43 anos de idade, em Agosto de 1932.
[2] Cf. blogue Falando de Trova, in http://falandodetrova.com.br/elisio [acesso em 04.01.2014].
[3] Cf. dedicatória do livro Poliedro, in Vasconcelos, Elísio, Poliedro. Sonetos e outras poesias, Porto, Livraria Portugália, 1946, página não numerada, onde se lê: “À memória do Dr. António Baptista Lopes, o melhor dos meus amigos”.
[4] Num dos seus livros, escreveu s seguinte dedicatória: “Ao snr. Manuel Pedrosa, Director do Colégio em Guimarães onde fui tantos anos aluno, como símbolo da minha gratidão e sinal da minha amisade, com um abraço do Elísio de Vasconcelos. Porto, 1945”.
[5] Arquivo Distrital de Braga (doravante ADB), Fundos Notariais, Notário Silva Júnior, livro 182, fl. 22.
[6] ADB, Fundos Notariais da Póvoa de Lanhoso, notário José Luiz da Silva Júnior, livro 350, fls. 45v-50.
[7] ADB, Fundos Notariais da Póvoa de Lanhoso, notário José Luiz da Silva Júnior, livro 245, fls. 45v-48.
[8] “Da Crítica”, in Vasconcelos, Elísio, Poliedro. Sonetos e outras poesias, Porto, Livraria Portugália, 1946, pp. 70-71.
[9] Cf. Jornal “Maria da Fonte”, nº 48 (19ª série), de 30 de Maio de 1965, p. 2.
[10] Cf. Jornal “Maria da Fonte”, nº 48 (19ª série), de 30 de Maio de 1965, p. 2.
[11] Cf. Jornal “Maria da Fonte”, de 27 de Janeiro de 1963.
[12] Cf. Jornal “Maria da Fonte”, nº 48 (19ª série), de 30 de Maio de 1965, p. 2.
[13] Vasconcelos, Elísio de, “O Tempo”, in Poliedro. Sonetos e outras poesias, Porto, Livraria Portugália, 1946, p. 36.