sexta-feira, 2 de novembro de 2012

João Augusto Fernandes Bastos (1930-) - Militar

O então capitão João Augusto Fernandes Bastos
João Augusto Fernandes Bastos nasceu na Vila da Póvoa de Lanhoso em 13 de Novembro de 1930, filho de João Augusto Lopes Bastos e de D. Adelina Cândida Fernandes Bastos. Muito jovem, partiu com os pais e a irmã, Anita Adelina Fernandes Bastos Granja para Lisboa, onde seu pai passou a desempenhar funções numa casa comercial que pertencia à família.
Em 3 de Novembro de 1950 ingressou na Escola do Exército (actual Academia Militar), onde completou o curso geral preparatório, a que se seguiram dois anos a frequentar o Curso de Artilharia. Em 1953 ingressou na Escola Prática de Artilharia (Vendas Novas), no posto de aspirante a oficial. A partir de 1954, e até 1961, foi colocado nos Regimentos de Artilharia Ligeira N.º2 (em Coimbra) e Artilharia Ligeira N.º 1 (em Lisboa), tendo, entretanto sido promovido, sucessivamente, aos postos de alferes, tenente e capitão. De 1961 a 1963 cumpriu a sua primeira comissão de serviço em Angola, como comandante da Companhia de Artilharia N.º 119 e, em 1964, desempenhou funções no Secretariado Geral de Defesa Nacional, em Lisboa. De 1965 a 1967 foi chamado à sua segunda comissão de serviço, novamente em Angola, como comandante da Companhia de Artilharia N.º 751, tendo, entretanto, sido promovido a Major. Em 1968 voltou a desempenhar funções no Estado-maior do Exército, em Lisboa, e, entre 1969 a 1971, esteve de novo em Angola na sua terceira comissão de serviço. De regresso a Lisboa, em 1972, voltou a desempenhar funções de Estado-Maior. Em 1973 partiu para a sua quarta e última comissão de serviço, desta vez na Guiné, já com o posto de tenente-coronel, no desempenho das funções de Chefe de Estado-Maior do Comando Operacional N.º 1, onde fica até 1974. Com o “25 de Abril” regressa a Lisboa e, ainda em 1974, foi colocado no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, no Porto, onde ascendeu ao posto de coronel.
Seguiram-se uma colocação na Zona Militar da Madeira, nas funções de Chefe do Estado-Maior, durante cerca de três anos, sendo posteriormente colocado na direcção do serviço de educação física do Exército, desempenhando as funções de inspector, e onde passou à situação de Reserva.
Casou com D. Judite Ivone Pereira Vela Bastos, em 10 de Março de 1957. O casal teve dois filhos: João Ernesto Vela Bastos, nascido em 7 de Março de 1958, engenheiro do Serviço de Material do Exército, tendo ascendido ao posto de Major-General, e professor na Universidade Autónoma de Lisboa; e Ivone Helena de Vela Bastos, nascida em 16 de Fevereiro de 1960, professora do ensino secundário.
Condecorações:
Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe
Medalha de Mérito Militar de 1ª Classe
Medalha de Prata de Comportamento Exemplar
Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar
3 Medalhas Comemorativas das Campanhas no Norte de Angola
1 Medalha Comemorativa das Campanhas na Guiné
Ordem Militar de Avis - grau Cavaleiro
Ordem Militar de Avis – grau Comendador

JAC