quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alberto Lopes de Amorim (1888-1964) – Professor do ensino básico; político

Alberto Lopes de Amorim nasceu na freguesia de São Cosme do Vale, concelho de Vila Nova de Famalicão, a 22 de Abril de 1888. Era filho de Joaquim Lopes de Amorim e de dona Ana Leite, proprietários de terras.
Terminada a instrução primária na sua terra natal, fez os preparatórios em Braga, em cuja Escola do Magistério Primário ingressou e onde concluiu o curso de professor do ensino primário. Ali conheceu aquela que viria a ser sua esposa, D. Camila Rosa Moreira do Vale Rego, natural de Monsul e também professora do ensino primário oficial, com quem viria a casar em 1914[1]. O casal teve dois filhos: Maria Emília do Vale Rego Amorim e Alberto José do Vale Rego Amorim.
Foi professor oficial entre 1911 e 1947, tendo ensinado durante muitos anos na freguesia de Monsul depois de ter começado a sua carreira pela da freguesia de Geraz.
Chegou a desempenhar o cargo de delegado escolar do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Figura ligada à União Nacional, foi presidente da Câmara Municipal da Póvoa no início da década de 1950 e dirigente da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso a partir do mesmo período e praticamente até à sua morte, bem como presidente da Comissão Municipal de Assistência.
Alberto Amorim faleceu em Águas Santas a 19 de Dezembro de 1964. Tinha 76 anos de idade, era viúvo, e foi sepultado na mesma freguesia freguesia. O seu funeral foi dos maiores a que o baixo concelho já assistiu, tendo incorporado mais de duzentos automóveis. A chave da urna foi conduzida pelo então presidente da Câmara de Braga comendador António Maria Santos da Cunha[2].

José Abílio Coelho



[1] CRCPL, óbitos, 1964, fl. 140
[2] “Maria da Fonte” de 27 de Dezembro de 1964.