segunda-feira, 4 de julho de 2011

Teotónio Rebelo Teixeira de Andrade e Castro (1927-2003) - Deputado

Teotónio Rebelo Teixeira de Andrade e Castro nasceu na Casa de Recovello da freguesia de Águas Santas (Póvoa de Lanhoso), no dia 8 de Setembro de 1927, filho do Dr. Rodrigo Rebelo Teixeira de Andrade e Castro e de sua mulher dona Maria Ana de Lourdes Leite de Vasconcelos, ele da grande Casa de Recovello[1], ela da Casa de Cabeça de Porca, em Felgueiras.
Depois de se licenciar em Direito pela Universidade de Coimbra, Teotónio de Andrade e Castro seguiu a carrera administrativa, vindo, jó no período final do Estado Novo, a desempenhar o cargo de deputado, pela Acção Nacional Popular[2] à XI Legislatura (1973-1974), quando era Presidente do Conselho de Ministros Marcelo Caetano. Enquanto deputado, integrou a Comissão Parlamentar de Trabalho, Previdência e Saúde.
Em termos de carreira administrativa foi Delegado do INTP em Angra do Heroísmo (1957), presidente da Comissão Coordenadora do Serviço Social e Corporativo do Trabalho (1957), presidente das Caixas de Previdência de Braga, Portalegre e Açores, presidente da Federação das Casas do Povo do Distrito de Braga (1969) e vogal da Comissão de Planeamento da Região Norte (1971)[3]. Aposentou-se como assessor principal do Ministério do Trabalho.
Em 28 de Julho de 1952, casou em Lisboa com dona Maria Inês de Almeida e Noronha de Azevedo Coutinho e seis filhos. Era irmão de Dona Maria das Dores, dona Eugénia Maria, António e de Sigesmundo de Andrade e Castro
Faleceu 4 de Setembro de 2003, em Cascais, onde residia, tendo vindo a sepultar no cemitério de Águas Santas.


[1] Líder político concelhio, várias vezes administrador do concelho da Póvoa de Lanhoso.
[2] A Acção Nacional Popular (ANP) foi uma organização política portuguesa do período do Estado Novo que resultou da redenominação e reorganização da União Nacional, por decisão tomada pelo V e último congresso desta organização política, realizado em Fevereiro de 1970, sendo já Marcello Caetano o Presidente do Conselho de Ministros de Portugal.