sábado, 4 de fevereiro de 2012

D. António Manuel Pereira Ribeiro (1879-1957) — Bispo do Funchal


D. António, Bispo do Funchal


Nasceu na freguesia de Friande, concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 16 de Fevereiro de 1879, filho de Duarte Dias Pereira Ribeiro e de D. Deolinda Rosa da Silva Pereira Ribeiro, abastados proprietários. Ainda criança, mudou-se para Viana do Castelo, de onde seu pai era natural e onde a familia passou a residir na rua de S. Sebastião (atual Manuel Espregueira). O progenitor era proprietário da farmácia Aurea no rés-do-chão da residência. António Manuel era o mais velho de cinco irmãos: o segundo, Luiz Gonzaga, morreu em 9 de Abril na batalha de La Lys[1]; Joaquim, o terceiro filho do casal, era farmacêutico como o pai, e Conceição e Dores faleceram solteiras, depois de viveram toda a sua existência na casa dos pais.
Após as primeiras letras, António Manuel frequentou o antigo colégio de São Fiel e terminou o curso de Teologia, na Universidade de Coimbra, no ano de 1901. Ordenou-se presbítero no mês de Outubro desse mesmo ano.
Em 1 de fevereiro de 1904 foi nomeado professor e vice-reitor do seminário de Bragança. Foi, posteriormente, professor do Liceu de Viana do Castelo e vice-reitor do seminário de Braga. Apresentado num canonicato da Sé do Funchal, tomou posse do cargo em Junho de 1905. Nesta cidade exerceu como professor, no seminário diocesano, e foi redactor no antigo periódico madeirendo O Jornal.
Tendo falecido o bispo da Diocese, D. Manuel Agostinho Barreto, a 16 de Junho de 1914, foi o cónego António Manuel Pereira Ribeiro eleito pelo cabido vigário capitular, cargo que exerceu até à sua elevação ao episcopado.
Foi nomeado pela Santa Sé prelado desta diocese no dia 2 de Outubro de 1914, recebendo a sagração na cidade de Viana do Castelo, em 7 de Fevereiro de 1915, na Igreja de S. Domingos[2].
Regressou ao Funchal, onde chegou a 7 de Março do mesmo ano, tomando posse do lugar e entrando solenemente na Sé da cidade a 14 do referido mês e ano[3]. Foi o 28º bispo da diocese.
Privou e presidiu às cerimónias fúnebres do último imperador do império a Austro-húngaro, exilado no Funchal, em 1 de Abril de 1921[4].
O seu episcopado, de quarenta e dois anos, foi o mais logo dos quatro séculos de vida da diocese funchalense.
Foi agraciado com a Grã Cruz da Ordem de Cristo em 1940.
Viria a falecer a 22 de Março de 1957.

José Abílio Coelho
 


[1] O pai Duarte Pereira Ribeiro era natural de Viana e a mãe de Friande. D. António, filho mais velho, nasceu em Friande. O 2.º filho Luiz Gonzaga do Carmo Pereira Ribeiro (1.º adjunto do Comandante da "Brigada do Minho" morto el la Lys) nasceu em 1885 na freguesia de Monserrate em Viana: nessa altura D. António teria 6 anos e a família já estaria fixada em Viana.
[2] Cf. jornal A Aurora do Lima, outubro de 1915.
[3] Diário da Manha, nº 438, de 22 de Junho de 1932, p. 3.
[4] Rouillé, Michel Dugast, Habsbourg, Charles de, Le dernier emperer, Éditions Racine, 2003.