Nasceu em Nine, concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 19 de Março de 1906, onde cresceu e se fez homem. Veio para a Póvoa de Lanhoso em 1926, pela mão do Padre José Dias, sendo seu motorista (a sua carta de condução de veículos ligeiros e pesados foi obtida em 27 de Fevereiro de 1928) durante alguns anos. Em 1929 casou, na Póvoa de Lanhoso, com Maria Rosa Lopes, união da qual nasceram vários filhos. Após o casamento trabalhou numa oficina de reparação de automóveis (por isso era por muitos conhecidos como “Se Manuel da Garagem”), e, mais tarde, foi “motorista na praça” de automóveis de aluguer na Vila da Póvoa, até se aposentar. Bombeiro desde 1937, ascendeu ao quadro honorário em 24 de Janeiro de 1979.
Em 19 de Março de 1988, o município atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata) pelos seus serviços à corporação de Bombeiros. Em Outubro de 2003, o Club Rotário da Póvoa de Lanhoso centrou no decano dos bombeiros povoenses uma homenagem aos Soldados da Paz.
Manuel Moreira faleceu na Póvoa de Lanhoso no dia 1 de Dezembro de 2005, poucos meses antes de completar um século de vida.
José Abílio Coelho