domingo, 12 de fevereiro de 2012

José Luis da Silva Júnior (1891-1955) – Advogado, notário, primeiro presidente do SC Maria da Fonte


Silva Júnior: sentado, à direita.
José Luís da Silva Júnior nasceu em Braga a 16 de Fevereiro de 1891. Licenciou-se em direito pela Universidade de Coimbra, tendo, logo após a obtenção do grau, instalado banca de advogado na Póvoa de Lanhoso, vila onde, em 1920 era também notário. Uma função que manteve até Setembro de 1951. Nesta data, mudou-se para Braga, onde passou a exerceu a chefia da secretaria judicial da cidade, até ao seu falecimento em 19 de Agosto de 1955[1].
Foi uma figura de grande prestígio na Póvoa de Lanhoso, onde, para além de notário e advogado, foi presidente — o primeiro presidente — do SC Maria da Fonte, mesário da Santa Casa da Misericórdia, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal. Foi amigo pessoal de António Ferreira Lopes. A confiança do “brasileiro” das Casas Novas no saber jurídico deste homem era tal que, e como pode aferir em várias cartas que dirigia aos sobrinhos que o representavam na Póvoa de Lanhoso quando o nenemérito estava em Lisboa, não tomava qualquer decisão nos seus negócios sem consultar o Dr. José Luis.
Casou em Braga com Eugénia Barbosa e Silva, tendo vindo de imediato instalar-se na Póvoa de Lanhoso, numa habitação do Largo de António Lopes. Aí nasceram todos os seus oito filhos, sete rapazes e uma menina. Sua esposa viria a falecer bastante jovem, na sequência de complicações surgidas após o parto do último filho.
Sendo um homem de baixa estatura, e para ser distinguido de outro grande advogado que tinha banca na vila da Póvoa, os povoense alcunharam-no de “doutor pequeno”.
Como se disse, em 1951 decidiu radicar-se em Braga. Ali foi mesário e depois provedor da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade[2] até à morte, em Agosto de 1955. Em 1956, a Misericórdia de Braga prestou-lhe uma homenagem, tendo o seu retrato sido descerrado na sede da instituição, numa cerimónia em que usou da palavra o seu antecessor, Dr. Elísio Pimenta[3].

José Abílio Coelho


[1] Terras de Lanhoso, nº244, de 21 de Novembro de 2007.
[2] Maria da Fonte de 20 de Janeiro de 1952.
[3] Maria da Fonte de 16 de Setembro de 1956.