domingo, 12 de fevereiro de 2012

Eduardo Silva (1914-2005) — Comerciante e mesário da Misericórdia


Eduardo Peixoto da Silva nasceu em Travassos, Póvoa de Lanhoso, em 13 de Dezembro de 1914, vindo a falecer na vila da Póvoa a 20 de Dezembro de 2005.
Aos 10 anos, depois de concluir na escola de Travassos a instrução primário, veio empregar-se como marçano na casa comercial de Álvaro Ferreira Guimarães, onde, subindo degrau a degrau na carreira que então honrava os que a seguiam — a de empregado comercial —, se manteve até depois dos trinta anos. Nessa altura, com o objetivo de melhorar a sua situação económica, foi trabalhar para Famalicão. Mas, a saudade da terra não lhe permitiu que ali se sentisse feliz e por isso, cerca de três anos volvidos, voltou à vila onde se fizera homem. Alugou, então, uma loja na chamada “casa redonda”, onde abriu o seu próprio estabelecimento de fazendas e miudezas, no qual trabalhou quase até ao fim da vida.
Sendo hóspede da Pensão de Laura Mota, viria a casar-se com uma das suas filhas, Adelina Augusta Antunes (01-01-1928/10.05.1998). Lina Mota (como era conhecida Adelina Antunes), foi uma das grandes cozinheiras da Póvoa de Lanhoso, vindo a herdar da mãe a pensão e os saberes gastronómicos, que explorou durante várias décadas[1].
Para além de comerciante, Eduardo Silva foi mesário da Santa Casa da Misericórdia e dirigente do SC Maria da Fonte.

José Abílio Coelho


[1] Terras de Lanhoso nº 195, de 4 de Janeiro de 2006.