sábado, 16 de abril de 2011

Abílio Areias (1873-1927) — Médico

Abílio Antero Vilela Areiras nasceu na Quinta de Couço, em Louredo (Póvoa de Lanhoso), no dia 11 de Dezembro de 1873, filho de António Vilela Areias e de sua esposa, Dona Elisa Casimira d’ Abreu Geão, e neto do conselheiro António Clemente de Sousa Geão, uma das grandes figuras políticas deste concelho nos medos do século XIX. 
Fez a instrução básica em casa, rumando depois para Braga, em cujo Liceu concluiu os «preparatórios», dali seguiu para o Porto, onde, na Escola Médico-Cirúrgica da quela cidade se formaria em medicina no ano de 1902.
Terminado o curso, quis voltar para a sua terra. Aqui casou com D. Gertrudes Vieira Ramalho, senhora natural de Vieira do Minho, passando a habitar na freguesia de Campo. Foi facultativo municipal, subdelegado de saúde e médico do Hospital António Lopes, mas foi, sobretudo, um clínico sempre ao serviço dos doentes pobres.
Amigo pessoal do Dr. Manuel Monteiro (primeiro governador civil de Braga nomeado pelo governo provisório da República), Abílio Vilela Areias foi o escolhido para ser o primeiro administrador do concelho da Póvoa de Lanhoso após a implantação da República. No entanto, dado exercer o cargo de médico municipal, a sua prestação política foi dada como incompatível com as funções deveria desempenhar. Não chegou a tomar posse, tendo sido substituído pelo também médico Adriano Vieira Martins. A partir dessa data, Abílio Areias passa a dedicar-se exclusivamente à medicina. Foi o médico mais importante para que a abertura do Hospital António Lopes tivesse sucesso que teve. Em mobilizado como “médico civil”, durante a I Grande Guerra, tendo recebido a patente de miliciano em 3 de Fevereiro de 1917 e a de capitão em 24 de Setembro do mesmo ano.
Faleceu de um ataque cerebral, quando trabalhava no seu consultório, na vila, no dia 23 de Maio de 1927.


José Abílio Coelho