sábado, 16 de abril de 2011

Francisco Tinoco de Faria (1925-2010) — Advogado e político

Francisco Xavier Sampaio Tinoco de Faria nasceu na cidade de Braga a 27 de Novembro de 1925, oriundo de uma família do baixo concelho povoense: era filho de D. Isabel Maria Ferreira Sampaio de Faria (falecida em Fevereiro de 1976, aos 86 anos de idade) e de Manuel Tinoco de Faria. Passaria, por isso, toda a sua infância na freguesia de Ferreiros (Póvoa de Lanhoso), onde os seus pais possuíam propriedades. 
Concluído o curso de Direito exerceu advocacia na Póvoa de Lanhoso, onde passou a residir, e em Braga, vindo a tornar-se «um Homem notável, um português ilustre, defensor dos princípios e dos valores da democracia». Nas eleições de 1969 integrou as listas da Oposição Democrática pelo distrito de Braga, com a coragem daqueles que lutavam contra o Estado Novo.
Foi um dos fundadores do Partido Socialista e, na sequência das eleições que se seguiram à revolução do 25 de Abril de 1974, foi eleito deputado à constituinte, de cujo labor resultou a magna carta.
À faceta de político empenhado em prol da cidadania, juntou como ninguém o seu múnus de advogado cuja grandeza e qualidades enquanto tribuno foi por todos justamente reconhecida, tendo sido um dos maiores entre os grandes. Por isso mesmo, aliás, foi chamado a integrar o histórico conselho geral da Ordem dos Advogados, no conturbado triénio de 1972-1974.
No mandato de 1989-1993 foi presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Foi casado com D. Amália Holbeche Tinoco de Faria e pai de João Manuel Holbeche Tinoco de Faria (ex-presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso) e de Maria Amália Holbeche Tinoco de Faria.
Eram seus irmãos: Maria Manuela (religiosa do Sagrado Coração de Maria), Maria Isabel, Manuel Joaquim (juiz desembargador, Luís António (major paraquedista falecido em combate) e José Luís (comandante da TAP).
 O Dr. Francisco Tinoco de Faria faleceu em Lisboa, onde residiu nos últimos anos da sua vida, a 25 de Novembro de 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=dt9wFkOZb5g

                                                                                                                                                                                José Abílio Coelho